Esse é o tipo de assunto muito abordado na educação primária aqui no Brasil e, dada a sua importãncia para entender a evolução pela qual a indústria passou, vale a pena reservar um tempinho para essa leitura e relembrar os conceitos aqui abordados.
A revolução industrial propriamente dita, trata-se de um conjunto das transformações, sejam elas tecnológicas, econômicas ou sociais, ocorridas na Europa e Inglaterra nos seculos XVIII e XIX.
O resultado dessa revolução resultou na instalação do sistema fabril e na difusão do modo de producao capitalista.
O processo foi impulsionado, numa primeira fase, pelo aperfeiçoamento de máquinas e tecelagem, além da criação da maquina a vapor, proporcionando o uso da locomotiva e de tantas outras máquinas importantes ao longo da história.
A Revolução Indústrial pode ser vista como o ponto alto de um longo processo de transformação no âmbito das forças produtivas.
Suas fases iniciais e preparatórias, foram o renascimento comercial, desenvolvimento do artesanato de base corporativista, a Revolucao Comercial e o surgimento do sistema manufatureiro baseado no trabalho assalariado, resultando a industria capitalista mecanizada como conhecemos atualmente.