Significado de Assembléia Geral Ordinária - AGO

Compartilhar o significado de Assembléia Geral Ordinária - AGO no Facebook

A Assembléia Geral Ordinária (AGO) é um evento de extrema importância para as sociedades anônimas, pois é nela que são apresentados e discutidos os resultados e relatórios da diretoria, além de ser realizada a eleição do conselho fiscal da empresa. A AGO é uma oportunidade para os acionistas acompanharem de perto a gestão da empresa e participarem das decisões que afetam o seu patrimônio.

É obrigatório que a AGO seja convocada pela diretoria da empresa e realizada até quatro meses após o encerramento do exercício social. Durante a assembleia, os acionistas têm o direito de questionar e debater os relatórios apresentados, garantindo transparência e prestação de contas por parte da administração da sociedade anônima.

Além da apresentação dos resultados financeiros e da eleição do conselho fiscal, a AGO também é o momento de aprovar as contas da empresa, definir a destinação dos lucros, deliberar sobre a distribuição de dividendos, entre outras questões de interesse dos acionistas. É uma oportunidade para os investidores se manterem informados e participarem ativamente da gestão da sociedade anônima.

Em resumo, a Assembléia Geral Ordinária é um instrumento fundamental para garantir a transparência e a governança corporativa nas sociedades anônimas, promovendo a participação dos acionistas e a prestação de contas da diretoria. É um momento de diálogo e tomada de decisões que contribuem para o desenvolvimento e o sucesso da empresa a longo prazo.

Voltar para ajuda

Termos Relacionados a sua Pesquisa: