O que são ações?

Publicado por Ricardo B.
Compartilhar o artigo O que são ações? no Facebook

Ações são títulos que representam uma pequena fatia de empresas que possuem o capital aberto.

Quando uma empresa precisa de recursos financeiros para expandir os seus negócios, ela pode recorrer a CVM - Comissão de Valores Mobiliários - para abrir a companhia e tornar-se uma SA - Sociedade Anônima. Dessa maneira, será feito o lançamento público de ações que, representam todo o capital social da empresa.

Portanto, quando você investe em ações, na realidade, adquire uma fatia pequena da companhia, se transforma em um sócio minoritário e passa a ter direitos e deveres em relação a ela.

Como as ações podem ser classificadas?

  • Ações Ordinárias (On): oferecem ao acionista o direito ao voto na companhia. É claro que, quanto maior o número de ações, mais peso tem o voto do acionista nas decisões;
  • Ações Preferenciais (PN): diferente das ações ON, essa categoria não dá o direito ao voto, entretanto, os acionistas têm preferência para o recebimento da distribuição dos lucros da companhia;
  • Unit: quando um investidor compra ações Unit - certificado de depósito de ações, na realidade, está adquirindo um conjunto de ações ON e PN, em um único título;
  • Blue Chips: são ações consideradas de primeira linha, devido a sua grande liquidez, ou seja, o volume de negociação é tão grande que, dificilmente não existam interessados em comprar ou vender ações Blue Chips, com rapidez;
  • Mid Caps: são ações que pertencem às companhias de médio porte. Elas estão posicionada entre as Blue Chips e Small Caps, não tendo o volume equivalente as Blue Chips, porém, está acima das Small Caps;
  • Small Caps: são ações de companhias de pequeno porte, cuja a liquidez é bem inferior as Blue Chips e Small Caps.

A composição do nome das ações, é feita por caracteres maiúsculos com base no nome da companhia, como por exemplo a Petrobras, representada pelo código PETR, mais um número que indica o tipo do papel, como PETR3, em que o número 3 indica que é uma ação ordinária, ou PETR4 em que o número 4 indica que é uma ação preferencial.

Quais números podem compor um código de ação?

  • 1 - Direito à subscrição de uma ação ordinária, em que a compra pode ser negociada com prazo e preço preestabelecido;
  • 2 - Direito à subscrição de uma ação preferencia, em que compra pode ser negociada com prazo e preço preestabelecido;
  • 3 - Ação ordinária ou que oferece ao acionista o direito de voto;
  • 4 - Ação preferencial ou que oferece ao acionista a prioridade em receber os lucros;
  • 5, 6, 7 e 8 - Ações preferenciais de classes diferentes como PNA, PNB, PNC e PND, respectivamente;
  • 9 - Recibo de subscrição sobre ações ordinárias;
  • 10 - Recibo de subscrição sobre ações preferenciais;
  • 11 - BDRs - Brazilian Deposit Receipts ou Certificados de depósitos de ações de companhias do exterior - e Units - pacotes de ações ordinárias e preferenciais.

Como as ações são negociadas?

As ações são negociadas em lotes, igual ou superior a 100 papéis, no mercado à vista ou, abaixo de 100 no mercado fracionário. No caso de ser negociado no fracionário, o código receberá uma letra F, por exemplo, PETR4F.

Imposto de Renda e as ações

É importante que você esteja ciente também que, ao investir nesta modalidade, pagará 15% de impostos sobre o lucro das vendas em operações normais, em que a compra e venda são realizadas em dias diferentes e ultrapassem o limite mensal de 20 mil reais. Ou seja, se vender R$ 20.000,01, terá que calcular o lucro e aplicar essa alíquota, para o pagamento do imposto.

Já no caso de operações de Day Trade, em que a compra e venda ocorre no mesmo dia, você deverá pagar 20% de imposto sobre o lucro, independente da quantia negociada.

Podem ser abatidos dessa tributação, impostos retido na fonte, como os 0,005% para operações normais e 1% para Day Trade, além de eventuais prejuízos que tenha tido em meses anteriores.