O que são opções?

Publicado por Ricardo B.
Compartilhar o artigo O que são opções? no Facebook

É um tipo de contrato, ou ativo objeto como é conhecido, negociado no mercado de opções, em que você poderá negociar apenas o direito e, não a obrigação, de comprar - call - ou vender - put - um conjunto de ações, com prazo de vencimento e valor prefixado, ou preço de exercício - strike.

Como negociar opções?

Na prática, negociar opções é uma maneira de proteger o seu investimento de perdas que possam ocorrer, dentro do período combinado.

O titular, que é o responsável por negociar o direito de compra, o faz porque acredita que a ação pode se valorizar, então, paga um prêmio, como se fosse um sinal, pelo direito de adquirir por um determinado valor, o ativo na data combinada.

Já o responsável por vender a opção, conhecido também como lançador, negocia o direito de vender para o titular com o objetivo de lucrar com o prêmio, no momento que a negociação se concretizar. Caso o direito de exercício da compra não seja executada pelo titular, além de ter embolsado o prêmio, o lançador permanecerá com as ações em sua carteira.

Como é feita a composição do código da opção?

A composição do nome das opções, diz muito sobre o tipo de negociação, prazo de vencimento e valor. Veja por exemplo a opção PETRA40, ela representa a opção de compra de ações da Petrobras, em Janeiro, pelo valor aproximado de R$ 40,00. Veja:

  • As 4 primeiras letras (PETR) representam a companhia;
  • A 5º letra (A) representa o prazo, nesse caso Janeiro, conforme tabela de letras e vencimentos, logo abaixo;
  • E os números no final (40) representam o valor aproximado da opção, R$ 40,00.

Tabela de letras e vencimentos

Opção de Compra Opção de Venda Mês de vencimento
A M Janeiro
B N Fevereiro
C O Março
D P Abril
E Q Maio
F R Junho
G S Julho
H T Agosto
I U Setembro
J V Outubro
K W Novembro
L X Dezembro

O vencimento das opções ocorre sempre na terceira segunda-feira do mês.

Imposto de Renda

Assim como no mercado à vista, existe a incidência de imposto para os lucros obtidos em negociações com opções. Portanto, você pagará 15% de impostos sobre o lucro e, no caso de vendas de opções, estará isento para valores iguais ou inferiores a 20 mil reais.