Significado de Sistema Economico

Compartilhar o significado de Sistema Economico no Facebook

Um sistema econômico é a forma organizada que a estrutura econômica de uma sociedade assume, englobando o tipo de propriedade, a gestão da economia, os processos de circulação das mercadorias, o consumo e os níveis de desenvolvimento tecnológico e de divisão do trabalho.

A classificação e definição dos diversos sistemas econômicos conhecidos constituem um problema de teoria econômica, variando de acordo com a posição de cada corrente. Na obra de Marx, algumas vezes o conceito de sistema econômico é usado como sinônimo de modo de produção.

Schmoller foi um dos primeiros a produzir uma classificação, distinguindo quatro tipos de economias na Europa Ocidental a partir da Alta Idade Média: fechada, urbana, nacional e internacional. Sombart classificou ainda cinco sistemas econômicos: economia fechada, economia artesanal, economia capitalista, economia coletivista e economia corporativista.

Tanto Marx como Schmoller, Sombart e também Max Weber compreendiam os sistemas econômicos como historicamente situados, enquanto os economistas da escola marginalista deixam de lado os condicionamentos históricos e até mesmo a natureza específica de cada sistema, preferindo muitas vezes estudá-los indistintamente por meio de fórmulas matemáticas.

Atualmente, reconhece-se a existência de dois sistemas econômicos distintos: o capitalista e o socialista. A classificação da ONU distingue três sistemas: países industrializados de economia de mercado, países industrializados de economia centralmente planejada e países menos desenvolvidos (ou subdesenvolvidos).

As classificações obedecem em geral a construções teóricas, que destacam os traços fundamentais e o tipo de relações econômicas, sociais e jurídicas que caracterizam cada sistema. Na realidade, o sistema econômico não se apresenta de forma "pura", homogênea, de modo que se observa a presença de formas contrastantes na mesma totalidade social.

Assim, no capitalismo mais avançado, persistem formas artesanais de produção (pré-capitalistas, portanto) e até mesmo a economia natural. Também em países socialistas coexistem a propriedade estatal, a propriedade cooperativa e a pequena ou média propriedade rural particular.

Voltar para ajuda