Significado de Poupança

Compartilhar o significado de Poupança no Facebook

Se ouvir alguém dizer que a poupança é mais velha do que andar para frente, não se admire. Exageros a parte, trata-se do investimento mais longo que se tem conhecimento. Para se ter uma ideia, a poupança foi criada por D. Pedro II em 1861 e, desde então, é a aplicação mais utilizada no Brasil.

Os investidores de plantão se coçam quando houvem falar em poupança. Também, não é por menos! A rentabilidade dela é tão baixa que muitos nem a consideram como um investimento ou, simplesmente, querem passar bem longe dela. O fato é que boa parte dos educadores de economia, querem conscientizar os brasileiros de que existem métodos mais rentáveis para se investir, como por exemplo, alguns títulos de renda fixa ou boas opções de renda variável.

Nos primordios da economia brasileira propriamente dita, a poupança rendia exatamente 6% ao ano. Essa regra foi mudando com o passar anos, até que no dia 04 de maio de 2012, criou-se uma nova regra e a poupança passou a ser calculada com base em duas taxas, a Selic e a TR.

E você, acha que a poupança é um bom investimento? Confira o nosso artigo sobre o assunto e tire suas conclusões: E a poupança, é um investimento?

Voltar para ajuda