Significado de Organizacao

Compartilhar o significado de Organizacao no Facebook

A organização é o conjunto de relações de ordem estrutural que mantém uma empresa em funcionamento. Consiste em um sistema por meio do qual os desempenhos pessoais são operacionalizados e coordenados. Os métodos e processos de organização industrial desenvolveram-se no início do século XX, juntamente com o progresso técnico e a intensificação da divisão social do trabalho, a partir dos estudos de Taylor, Fayol e Gulick. Eles elaboraram o modelo de organização formal, baseado em princípios como unidade de comando, divisão do trabalho, paridade entre responsabilidade e autoridade, especialização e coordenação.

Na organização e execução dos processos administrativos, são enfatizados critérios de departamentalização. Esses critérios podem ser adotados por funções, por produto, por território, por clientela, por processo, por projeto e por tempo, dependendo das necessidades e do tipo de empresa. Nas empresas modernas e de organização complexa, é importante contar com um organismo especial de assessoria, geralmente denominado de organização e métodos, que visa estruturar, sistematizar e controlar a organização em si mesma, desde o funcionamento racional dos processos administrativos até a orientação geral da produção.

Esse setor é responsável pela confecção de organogramas, manuais de organização e funções, sistematização das rotinas e racionalização do trabalho, implantação de sistemas planejados e acompanhamento geral da execução desse sistema. Uma abordagem diferente foi dada por Elton Mayo, a partir de 1925, com o lançamento das bases da organização informal, ao propor uma diminuição da autoridade das chefias e privilegiando o trabalho em equipe. O objetivo era aumentar a produtividade, incutindo nos empregados uma nova atitude para com a empresa, permitindo que pudessem propor e discordar da organização e métodos de trabalho sugeridos pela direção.

A organização, portanto, é essencial para o bom funcionamento de uma empresa, seja ela formal ou informal, e envolve uma série de processos e estruturas que visam garantir a eficiência e a produtividade. É através da organização que as atividades são coordenadas e os recursos são utilizados da melhor forma possível, garantindo o sucesso e a sustentabilidade do negócio no mercado competitivo atual.

Voltar para ajuda