Significado de Oea - Organizacao dos Estados Americanos

Compartilhar o significado de Oea  - Organizacao dos Estados Americanos no Facebook

A Organização dos Estados Americanos (OEA) é um organismo de caráter regional ligado à Organização das Nações Unidas (ONU) e tem como sede a cidade de Washington. Criada durante a IX Conferência Internacional Americana, realizada em Bogotá no ano de 1948, a OEA tem como principal objetivo fomentar o relacionamento pacífico entre os países americanos, mediando e arbitragem eventuais questões entre os países membros e encaminhando para a Corte Internacional de Justiça, quando necessário.

Atualmente, a OEA reúne todos os países americanos, com exceção de Cuba. Foi em resposta à revolução socialista neste país que o organismo passou a enfatizar os diversos aspectos do desenvolvimento econômico e social, buscando instrumentos para concretizá-los. Um desses instrumentos foi a Aliança para o Progresso, criada no início dos anos 60.

Na Declaração dos Presidentes da América, aprovada em Punta del Este em 1967, os chefes de Estado se comprometeram a promover a integração econômica latino-americana, incrementar o comércio exterior dos países membros da OEA, melhorar as condições de vida da população rural, aumentar a produtividade agrícola e expandir os programas de educação, ciência, tecnologia e saúde na América Latina.

A OEA é composta por diversos organismos, como a Assembleia Geral (órgão supremo), o Secretariado Geral, o Conselho Permanente, a Reunião de Consulta dos Ministros das Relações Exteriores, o Conselho Interamericano Econômico e Social (Cies), o Conselho Interamericano para a Educação, Ciência e Cultura, a Corte Interamericana de Justiça, a Comissão Interamericana de Direitos Humanos, além de várias conferências e comissões especializadas voltadas para a discussão dos problemas que afetam particularmente a América Latina.

Voltar para ajuda