Significado de Numero-indice

Compartilhar o significado de Numero-indice no Facebook
Em seu significado generi co, um numeroindice consiste numa media de variacoes relativas. Se as variacoes medidas sao as correspondentes aos precos, um numeroin dice de precos deve ser construido, o mesmo acontecendo com outras variaveis, como taxasde cambio, taxas de juros, salarios etc. Se as va riacoes medidas sao as correspondentes as quan tidades, um numeroindice especifico deve ser construido: por exemplo, o correspondente ao quantum da producao industrial, da agricola, das exportacoes, das importacoes etc. A utilizacao dos numerosindices remonta a primeira metade do seculo XIX; na segunda metade deste seculo, Stanley Jevons escolheu a denominacao, consa grandoa no campo da economia. Entre todas as medias, a geometrica apresentase como a mais adequada para a medicao das variacoes relativas de precos. Os precos podem aumentar mais do que 100%, mas nao podem diminuir mais do que 100%. Na realidade, um aumento de 100% e muito menor do que uma queda de 100%. Em termos relativos, um aumento de 100% pode ser contrabalancado por uma dimi nuicao de 50%, pois o dobro de um preco pode ser neutralizado (no indice) com a divisao pela metade de outro, desde que ambos os precos correspondam a mercadorias da mesma impor tancia no periodo considerado. A media que in dica essas variacoes e a media geometrica. Na pratica, quando se diz que um indice como o Indice Geral de Precos (IGP) teve uma variacao de 5% no mes de dezembro, isto significa que a media ponderada dos precos que compoem o citado indice sofreu um aumento de 5% em re lacao ao mes anterior, isto e, em relacao a no vembro. Na construcao de um numeroindice, observamse alguns parametros basicos. A am plitude do numeroindice indica o tamanho da amostra utilizada e o campo da informacao (pro ducao industrial, precos no atacado, nivel de emprego etc.); o periodobase e o espaco de tem po da variacao; o sistema de ponderacao de um numeroindice e fundamental, por exemplo, num indice de precos ao consumidor, em que cada produto deve ter um peso relativo a quan tidade consumida (o chuchu nao pode ter o mes mo peso do arroz). A capacidade de um nume roindice refletir a variacao real de um fenomeno economico depende nao apenas dos cuidados tecnicos anteriores como tambem da eficacia com que as informacoes foram obtidas, isto e, da sua veracidade. Veja tambem Media Geo metrica; Media Ponderada

Voltar para ajuda

Termos Relacionados a sua Pesquisa: