Significado de Miti

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Iniciais de Ministry of International Trade and Industry (Ministerio da Industria e do Co mercio Exterior), denominacao em ingles das pa lavras Tsusancho ou Tsusan Sangyo Sho, que designam este ministerio no Japao. Ele e conhe cido popularmente por suas iniciais em ingles Miti e foi constituido em 1949 mediante a fusao do Ministerio do Comercio e Industria e da Junta de Comercio. Este ministerio, embora empregue um numero relativamente pequeno de funcio narios, teve e continua tendo grande importan cia no processo de industrializacao do Japao e na notavel expansao de suas exportacoes depois da Segunda Guerra Mundial, pois desde o prin cipio os dirigentes japoneses consideraram a promocao do seu comercio internacional seu principal objetivo. Para que tal objetivo pudesse ser alcancado, seria indispensavel a racionaliza cao das empresas e a incorporacao do progresso tecnico. E o Miti, por meio de varios mecanis mos, entre os quais se destaca a "inducao ad ministrativa", conseguiu realizar grande parte dos objetivos propostos. O Miti tem elaborado politicas para que as industrias decadentes ou declinantes (em termos da concorrencia interna cional) sejam recicladas ou redirecionadas para outros produtos. Ao mesmo tempo tem delibe radamente passado ao largo da Lei Antimono polio, para permitir que certas industrias pos sam se racionalizar, incorporar, criar novas tec nologias e enfrentar melhor a concorrencia in ternacional. Ate meados dos anos 60 o Miti ado tou uma politica alfandegaria com tarifas restri tivas a entrada de produtos estrangeiros que pu dessem competir com aqueles de suas industrias nascentes. Ao mesmo tempo restringia os inves timentos estrangeiros diretos no Japao ate o ini 399MITI cio dos anos 80. A partir de entao, devido as pressoes do governo norteamericano e tambem porque estava intensificando seus investimentos em outros paises do mundo, o Japao comecou a abrir seu mercado a produtos e a investimentos diretos estrangeiros, ao mesmo tempo restrin gindo voluntariamente suas exportacoes de au tomoveis e de aco, especialmente em relacao ao mercado norteamericano, embora o Miti tenha mantido as barreiras naotarifarias ao comercio exterior. No inicio dos anos 90, devido ao per sistente superavit comercial japones, especial mente com os Estados Unidos, a pressao estran geira aumentou, e o Miti tem promovido cam panhas para o incremento das importacoes e para que a populacao aumente seus niveis de consumo, agindo de forma exatamente oposta a de decadas passadas, quando a enfase era no aumento da producao e na expansao das expor tacoes. Com a crescente liberalizacao da econo mia japonesa e a internacionalizacao de suas cor poracoes, a influencia do Miti sobre a economia japonesa como um todo "” particularmente em relacao as grandes corporacoes "” tem de certa forma diminuido. O Miti possui algumas agen cias ou departamentos encarregados de assuntos especiais, como a Agencia Industrial de Ciencia e Tecnologia, a Agencia de Recursos Naturais e Energia, o Escritorio de Patentes e a Agencia de Pequenas e Medias Empresas. Veja tambem Gyosei Shido

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