Significado de Localizacao industrial

Compartilhar o significado de Localizacao industrial no Facebook
O estudo das influencias que determinam a distribuicao geo grafica de empresas levou a elaboracao de uma "teoria da localizacao", que busca facilitar a to mada de decisoes dos empresarios nesse senti do. Essa especialidade originouse dos estudos de Von Thunen, que desenvolveu modelos de localizacao em condicoes de competicao perfei ta, visando a maximizacao de lucros. Como re sultado desses modelos, a decisao para escolha de local de instalacao da industria era tomada em funcao da natureza do produto e dos custos de transporte ate o mercado consumidor. O mo delo mais simples supoe que os custos de pro ducao, em qualquer localidade, sejam os mes mos. Entao, o problema resumirseia em esco lher uma regiao onde os custos de distribuicao sejam os mais baixos possivel. Na realidade, os fatores nao sao tao controlaveis e variam desde o custo do terreno ate simpatias pessoais. Para produzir, uma empresa necessita fundamental mente de maodeobra, combustiveis, materias LIVREINICIATIVA352 primas e maquinas. Ao mesmo tempo, deve ter acesso relativamente facil a seu mercado consu midor. Essas condicoes devem equilibrarse de forma a diminuir ao maximo o custo da unidade produzida. Em alguns tipos de industria, um dos fatores citados e o mais importante. As mi neracoes, por exemplo, devem situarse nos lo cais onde estao as jazidas. As siderurgicas, de vido ao alto custo do transporte do carvao, tam bem costumam procurar localizacoes nao muito distantes das jazidas (isso explica por que as primeiras fabricas do mundo concentraramse junto as minas). E, no passado, algumas fabricas situavamse perto de quedasd"™agua para apro veitamento da energia hidraulica. Atualmente, com a distribuicao de energia eletrica atraves de grandes distancias, nao ha mais necessidade de a industria ficar tao restrita a proximidade da fonte energetica. Quando o custo de trans porte da materiaprima nao e fundamental, os custos de distribuicao do produto podem passar a ser decisorios. Industrias de bens de consumo duraveis (geladeira, televisores, fogoes), por exemplo, tendem a procurar locais proximos a grandes centros urbanos, onde se concentra seu mercado consumidor. Tambem a intervencao governamental pode alterar os fatores deciso rios. Assim, procurando desenvolver determi nadas regioes, os governos podem doar terre nos, conceder isencoes de impostos ou subven cionar os custos de servicos basicos (como agua e energia eletrica). Veja tambem Incentivos Fis cais; Zona Franca; Thunen, Johann Heinrich von

Voltar para ajuda