Significado de Indústria

Compartilhar o significado de Indústria no Facebook

A indústria é uma expressão muito popular e que automaticamente remete a produção de algo. O conceito em si, não está errado! Porém, o assunto é mais amplo do que aparenta ser. Podíamos escrever um livro abordando esse tema.

Se pesquiser no dicionário por exemplo, indústria é a habilidade ou aptidão para fazer algo, relacionado a um conjunto de atividades ecônomicas que tem como objetivo explorar matérias primas.

Pode ser considerado como Indústria desde o artesanato voltado para o autoconsumo até a produção mais atual, como de computadores e instrumentos eletrônicos por exemplo.

A industria moderna surgiu com a Revolução Industrial, após um longo processo que se iniciou com o artesanato medieval, passando pela produção manufatureira, considerado o primeiro momento da organizacao fabril.

A industria contemporânea é catectizada pela produção em massa nas fábricas, na qual os objetos padronizados resultam da intensa mecanização e automação do processo produtivo.

Outra caracteristica e a racionalização do trabalho, objetivando o aumento da sua produtividade e o maximo rendimento das máquinas. Ocorreu tambem uma radical mudança na estrutura da direção e da propriedade das indústrias, como pode observar mais abaixo:

  • as sociedades anonimas tornaram-se a forma mais frequente de propriedade;
  • a organização do processo produtivo passou a responsabilidade de um corpo de técnicos administradores, ao qual cabe realizar o planejamento da produção e a politica de investimentos.

Nos paises mais industrializados, as empresas perderam seu carater local, tornando-se grandes corporações de âmbito internacional.

Um detalhe importante é que as indústrias estão distribuídas em vários ramos, conforme os bens que produzem:

  • industrias de bens de capital ou bens de produção que possuem máquinas e equipamentos que auxiliam no desenvolvimento diário;
  • industrias de bens intermediários, que ofertam matérias primas para outras empresas, como insumos e outros produtos relacionados ao trabalho de terceiros;
  • industrias de bens de consumo, focadas em artigos de utilidade individual ou familiar;
  • indústrias tradicionais, são aquelas de trabalho intensivo, as que ocupam grande contingente de mão-de-obra e se apoiam em tecnologia ultrapassada, se limitando por questões de atualização de seus processos e resistentes a mudanças;
  • industrias modernas ou de capital intensivo, portadoras de tecnologia avançadas e sofisticadas, com operários altamente especializados e elevada taxa de investimento por pessoa empregada.

Voltar para ajuda