Significado de Haberler, Gottfried (1900)

Compartilhar o significado de Haberler, Gottfried (1900) no Facebook

Gottfried Haberler foi um renomado economista da escola neomarginalista austriaca, responsável por reformular a teoria dos custos comparados no comércio internacional e por ligá-la à moderna teoria do equilíbrio geral. Antes de suas contribuições, a teoria clássica baseava-se no valor-trabalho, mas Haberler, com sua crítica vinda da escola marginalista austriaca, trouxe a necessidade de uma explicação mais precisa, utilizando o enfoque da teoria marginalista do valor.

Para alcançar esse novo entendimento, Haberler partiu das combinações possíveis de quantidades de dois bens que podem ser produzidos com quantidades específicas de fatores de produção em um país determinado. Assim, formulou a Curva de Substituição dos dois produtos, que descarta a teoria do valor-trabalho, considera vários fatores de produção simultaneamente e permite indicar os ganhos ou desvantagens obtidos no comércio internacional.

Além de suas contribuições para a teoria dos custos comparados no comércio internacional, Haberler também escreveu sobre transferências internacionais de capital, teoria da paridade do poder de compra, vantagens e desvantagens dos sistemas de câmbio fixo e flutuante, teorias do ciclo econômico, entre outros temas relevantes para a economia.

Com uma carreira acadêmica sólida, lecionando em universidades renomadas como Viena e Harvard, além de atuar como consultor da Liga das Nações e do Departamento do Tesouro dos Estados Unidos, Haberler deixou um legado importante na área econômica. Suas obras, como "O Comércio Internacional" e "Prosperidade e Depressão", são referências no campo da economia internacional e do desenvolvimento econômico.

Portanto, Gottfried Haberler foi um economista visionário que contribuiu significativamente para o avanço da teoria econômica, deixando um legado duradouro que continua a influenciar estudos e pesquisas na área até os dias atuais.

Voltar para ajuda