Significado de Econômia Política

Compartilhar o significado de Econômia Política no Facebook

Econômica Política pode ser definida como a ciencia que estuda, tanto as relações sociais de produção, circulação e distribuição de bens materiais, quanto as leis que as regem. Além disso, analisa também o caráter das leis ecônomicas, bem como suas naturezas.

Como toda ciencia, sua composição é toda teórica e conduzida com base em dados históricos, tendo como objetivo recorrer a um conjunto de categorias, instrumentos e metodologias, que por sua vez, são capazes de conduzir o investigador cientifíco a um conhecimento de suas leis, valendo-se da observação comparativa dos processos estudados.

Os estudos da econômia foram iniciadas com a escola mercantilista cujo seus principais precursores foram Thomas Mun, Josia Child e Antoine Montchrestien. Porém, foi apenas no século XVIII que o foco da análise da Econômia Política, passou para a produção, tendo início no setor agrícola. Mais tarde, surgiu a escola clássica, definindo seu contorno cientifíco integral, centralizando a abordagem teórica da questão do valor, cuja única fonte original foi identificada no trabalho agrícola e industrial.

Ao centrar o estudo na anatomia do modo de produção capitalista, e econômia política teve uma importante transformação, baseando-se seus fundamentos na escola marxista, fundada por Karl marx e Friedrich Engels, em que suas teorias se voltam ao valor do trabalho, devendando a lei principal desse sistema, doutrinando o pensamento revolucioário socialista. A partir daí, a econômia passou a ver o capitalismo como um modo de produção historicamente determinado e sujeito a um processo de superação.

No final do século XVIII a política econômica, como era conhecida, foi praticamente abandonada. Em seu lugar, foi colocada uma visão restrita do processo produtivo e deu lugar a econômia da maneira como nos acostumamos a conhecer na atualidade, seguindo duas linhas principais: a monetaria que é mais voltada as forças espontâneas do mercardo e a marxista com uma abordagem crítia dos problemas econômicos.

Voltar para ajuda