Significado de Dinheiro

Compartilhar o significado de Dinheiro no Facebook

Quem aí nunca ouviu falar em dinheiro? Impossível, não é mesmo? No mercado financeiro e ecônimico, dinheiro talvez seja a expressão mais popular e também responsável por diversos aspectos no âmbito monetário, ao longo da nossa história.

Na teoria, dinheiro é uma denominação genérica do meio de pagamento mais comum em praticamente todos os paises.

A palavra dinheiro, em português, tem origem no latim "denarius", e refere-se a moeda de prata equivalente a dez ases, que eram moedas de cobre de uso corrente na Roma Antiga.

Em inglês, a expressão money conservou o sentido especifico de moeda até o final do seculo passado, quando se generalizou seu significado como dinheiro.

Por influência de metais preciosos, muito utilizado no mundo antigamente, o dinheiro em alguns países é conhecido "Geld" na Alemanha, em referência ao "Gold" que traduzindo significa "Ouro", "Argent" que traduzindo do Francês significa "Prata" e assim por diante. No Brasil antigamente, era comum ouvir pessoas dizendo "ganhar cobres".

Um ponto bastante interessante ao longo da história é que diversos objetos seviram como dinheiro ou moeda de troca, como o sal por exemplo, influenciando a criação da expressão "salário" que teve origem no Latim "salarium". Outros objetos comuns que serviram como moeda de troca foram conchas, colares, ossos, peles, sementes etc.

Atualmente presente em todos os países do mundo, para que possa cumprir todas as funções que são atribuidas a si, o dinheiro deve necessariamente apresentar algumas caracteristicas, como a divi sibilidade, a durabilidade, a estabilidade e a homogeneidade. Ou melhor, o material no qual o dinheiro esta representado e que lhe serve de base deve ser divisivel para facilitar as operacoes de compra e venda e o transporte.

Com o desenvolvimento do capitalismo, a funcao da moeda de diferir pagamentos ganhou enorme importância ao engrossar as possibilidades de crédito brindadas pelos bancos.

O crédito, ou a moeda escritural, tambem deve ser levada em conta quando avaliamos o total de meios de pagamento existentes numa econômia.

Voltar para ajuda