Significado de Crise do Petróleo

Compartilhar o significado de Crise do Petróleo no Facebook

Em toda a história, desde a descoberta até os dias atuais, Petróleo sempre foi alvo de polêmicas, disputas e, principalmente, poder. No entanto, quanto falamos especificamente da crise do petróleo, temos que voltar a meados de outubro de 1973, em que os estados integrantes dos países exportadores de petróleo (OPEP), realizou sucessivos aumentos de preços, sendo o conflito entre Árabes e Israelenses o estopim da crise.

No entanto, o alcance da crise não ficou limitado apenas a esses territórios. A crise escancarou um projeto dos países produtores de petróleo para controlar a produção e distribuição, impusionando o preço no mercado internacional, dada a importância da matéria prima.

Para que se tenha uma ideia, no final daquele ano em que culminou a crise, o preco d o petróleo não refinado vindo do Golfo Pér sico era 400% superior ao cobrado no inicio do mesmo ano.

Ao longo do ano de 1975, os precos quintuplicaram. Os paises da OPEP viram sua receitas aumentarem na mesma proporção da subida do preço, ao mesmo passo em que os países industrializados e subdesenvolvidos aumentaram seus déficits.

Esses aumentos provocaram o que ficou conhecido como "pri meiro choque do petróleo".

O "segundo cho que do petróleo" viria alguns anos depois, em 1979. A guerra civil no Irã, provocou a queda da produção iraniana de barris, o que não atendia nem mesmo ao consumo interno daquele pais.

Já no inicio de 1980, com a crise entre Estados Unidos e Irã, os precos do petróleo por barril oscilavam entre patamares jamais vistos antes na histório da cotação da matéria prima.

A crise do petróleo trouxe mudanças significativas para o consumo o que resultou, inclusive, na redução do consumo e provocou outras alternativas por meio de iniciativas que visavam a pesquisa de outras fontes, principalmente de energia.

No Brasil por exemplo, criou-se em 1975 o Programa Nacional do Alcool (Proalcool), em que utilizava-se da biomassa desenvolvida em todo o mundo para fabricação do produto. O Proalcool entrou em crise algum tempo depois, quando o Governo reduziu os subsídios e tornou inviável sua continuidade.

Voltar para ajuda