Significado de Corner

Compartilhar o significado de Corner no Facebook

O termo "corner" em inglês tem um significado muito específico no mundo dos investimentos. Ele se refere a uma situação na qual um investidor ou um grupo articulado de investidores controla a maior parte da oferta de uma ação ou título, podendo influenciar decisivamente sobre suas cotações. Esse controle pode ser tão significativo que os detentores da maioria dos títulos têm o poder de determinar o preço no mercado, o que pode resultar em uma manipulação do mercado.

Dessa ideia de controle derivou a expressão "cornering the market", que descreve uma situação em que um comprador ou grupo de compradores adquire um volume tão grande de um título ou commodity que passam a deter o controle dos preços. Isso pode levar a uma situação em que aqueles que venderam a descoberto, ou seja, venderam mais títulos do que possuíam, são forçados a comprar a preços muito elevados para cumprir seus contratos.

Apesar de ser considerada ilegal na maioria das Bolsas de Valores, a prática de "cornering" o mercado ainda é realizada por alguns investidores. A manipulação do mercado pode ter consequências sérias para a economia na totalidade, já que distorce a oferta e a demanda de determinados ativos, levando a flutuações artificiais nos preços.

Por isso, é importante que as autoridades reguladoras estejam atentas a esse tipo de prática e ajam de forma rápida e eficaz para evitar que investidores desonestos prejudiquem a integridade do mercado. A transparência e a fiscalização são fundamentais para garantir que o mercado de capitais funcione de forma justa e equilibrada para todos os participantes.

Voltar para ajuda