Significado de Contas públicas

Compartilhar o significado de Contas públicas no Facebook

Como o próprio nome já diz, contas públicas faz referência a contabilidade interna do país, são elas as responsáveis pelos balanços e demonstrativos financeiros de receita e gastos feitos no Brasil.

Nas contas públicas, já estão calculadas as receitas com imposto de renda e muitas outras fontes de captação de recursos, como o tesouro direto, por exemplo. Subtraído a isso, estão todos os gastos internos como construções, pagamento de títulos, enfim.

Obviamente, quando existe mais receita que despesa, as contas públicas ficam com superávit. Caso aconteça o inverso, mais gastos do que receita, as contas públicas ficam em déficit.

Embora as explicações sobre o que são contas públicas aparentam ser bastante simples, não se engane. Elas são mais complexas do que parecem e, por esse motivo, como pode observar abaixo, está separada em três níveis:

  1. Nominal: é o resultado nominal das contas do setor público, em que estão inclusos o efeito da inflação e do pagamento de juros sobre o fluxo de receitas e despesas do governo;
  2. Operacional: é o resultado primário das contas públicas adicionado o pagamento de juros e excluindo-se os efeitos da inflação;
  3. Primário: é resultado real das contas públicas, em que se exclui as despesas com juros, pagos pelo Governo, e a inflação equivalente ao período. Portanto, o resultado dessa conta dirá se o Governo gastou na mesma proporção de suas receitas.

Voltar para ajuda