Significado de Conjuntura economica

Compartilhar o significado de Conjuntura economica no Facebook

Termo que define, de forma mais dinâmica do que "situação econômica", o fluxo e o refluxo das atividades de uma economia ou, de maneira mais genérica, o estudo da totalidade das condições de merca do.

O conceito de conjuntura originou-se em meados do seculo XIX, quando se observou, pela primeira vez, a periodicidade das crises econômicas.

A frequente instabilidade das condições econômicas acarreta períodos de queda da produção e do nível de emprego, de declínio dos preços e lucros (período de contração ou conjuntura descendente).

Ha também épocas de recuperação, com aumento da produção, expansão da oferta de emprego e melhoria dos padrões de vida (período de expansão ou conjuntura ascendente).

Uma recuperação muito rápida, no entanto, pode gerar inflação e especulação, muitas vezes causando nova queda.

Essa alternância da prosperidade a depressão e vice-versa, que caracteriza o ciclo econômico, e um movimento observável em todas as economias capitalistas, desenvolvidas ou não.

Para alguns autores, o termo "conjuntura" designa o conjunto de fato restritamente econômicos que influem na marcha da economia, eliminando assim a incidência de forcas naturais e de condições sociais extraeconômicas.

Outros definem conjuntura como a soma total das condições que afetam o mercado, qualquer que seja a sua natureza.

Os indicadores de conjuntura são um grande numero de variáveis econômicas, que se encontram em relações múltiplas e complexas: produção, estoques, numero de pessoas empregadas, taxa de juros, receita e despesa do governo, divida publica, taxa de formação de capital, renda nacional e índices de preços, entre outros.

A analise conjunta desses indicadores e de seus movimentos fornece um quadro da situação econômica em que se encontra o pais naquele momento, ou seja, em que ponto se encontra a economia dentro do ciclo econômico.

Sua identificação e mensuração permitem delinear a evolução futura e fazer previsões, que serão utilizadas na elaboração de politicas econômicas mais eficientes.

Essas previsões são condicionais e aproximativas, uma vez que outras variáveis, de natureza física (variações climáticas, por exemplo), politica, social etc.

Voltar para ajuda

Termos Relacionados a sua Pesquisa: