Significado de Cobb-douglas (funcao de Producao)

Compartilhar o significado de Cobb-douglas (funcao de Producao) no Facebook

A função Cobb-Douglas, também conhecida como função de produção, é uma equação matemática que descreve a relação entre os fatores de produção, como trabalho e capital, e a quantidade de produção resultante. Essa função é representada pela fórmula Q = A.L^a.K^b, onde Q é a produção, A, a e b são constantes e L e K são, respectivamente, o trabalho e o capital.

Uma das características principais da função Cobb-Douglas é a sua homogeneidade do grau a+b, o que significa que multiplicar o trabalho e o capital por uma constante c resultará em um aumento na produção na proporção de c^(a+b). Dessa forma, a função é considerada linear homogênea, pois o retorno será constante em relação à escala de produção.

No entanto, é importante ressaltar que a soma dos expoentes a e b pode influenciar o tipo de retorno da função Cobb-Douglas. Se essa soma for igual a unidade, os retornos serão constantes à escala de produção. Se for maior do que a unidade, os retornos serão crescentes à escala, e se for menor do que a unidade, os retornos serão decrescentes à escala.

Em resumo, a função Cobb-Douglas é uma ferramenta importante para analisar a relação entre os fatores de produção e a quantidade de produção resultante, considerando a influência dos expoentes a e b na homogeneidade e nos retornos à escala. É uma maneira eficaz de compreender a produtividade e a eficiência dos recursos em um processo de produção.

Voltar para ajuda