Significado de CETIP - Central de Custódia e Liquidação Financeira de Títulos

Compartilhar o significado de CETIP - Central de Custódia e Liquidação Financeira de Títulos no Facebook

Com o objetivo de tornar rápido e seguro algumas operações com títulos privados, foi criada por algumas instituições financeiras e também pelo Banco Central, em meados de 1986 a "Central de Custódia e Liquidação Financeira" ou, como é popularmente conhecida, a CETIP.

O principal objetivo da CETIP é garantir a realização transparente das negociações para assim, o comprador e o vendedor tenham certeza sobre a validade do título e recebimento, respectivamente.

A CETIP é uma instituição sem fins lucrativos e o local onde são custodiados, registrados e liquidadas financeiramente as operações executadas com todos os papéis privados e os títulos estaduaus e municipais excluídos das regras de rolagem.

No ano de 2017, a CETIP deu um passo importante e se juntou a BM&F Bovespa. Fato que deu origem a 5º maior bolsa de valores em valor de mercado do mundo, a B3. No entanto, mesmo com essa união, a CETIP manteve todas as atividades que já possuia antes consigo.

Atualmente, as atividades da CETIP são regulamentadas pela CVM e fiscalizadas pelo Banco Central. Fora isso, ela ainda possui um forte regimento interno, garantindo a supervisão e fiscalização de suas atividades.

Voltar para ajuda