Significado de Ceme - central de medicamentos

Compartilhar o significado de Ceme - central de medicamentos no Facebook

A Ceme (Central de Medicamentos) foi criada em junho de 1971 por decreto presidencial, com os seguintes objetivos:

  1. Controlar a compra e o fornecimento de medicamentos aos diversos setores da administração federal e fundações, regulando também a produção e distribuição de remédios dos laboratórios subordinados ou vinculados aos Ministérios da Marinha, Exército, Aeronáutica, Saúde, Trabalho e outros com os quais mantivessem convênio.
  2. Fornecer remédios a preços acessíveis ou mesmo gratuitamente à população de baixa renda, bem como intervir diretamente em sua produção, incentivando a instalação, em território nacional, de matérias-primas necessárias à confecção de medicamentos essenciais.

Em seu primeiro plano diretor, de julho de 1973, a Ceme definiu como uma de suas metas o desenvolvimento de uma indústria farmacêutica genuinamente nacional e o apoio à pesquisa científica e tecnológica. No entanto, em 1975, o órgão foi transformado em mero distribuidor de remédios, passando para a esfera do Ministério da Previdência e transferindo a parte de pesquisa ao Ministério da Indústria e Comércio.

Em 1979, técnicos do Ministério da Previdência e da própria Central de Medicamentos elaboraram um projeto de transformação da Ceme em empresa pública vinculada ao Ministério da Saúde, visando incrementar a fabricação de insumos e medicamentos no país. Entretanto, esse projeto não foi aprovado pela Secretaria do Planejamento.

Em 1983, elaborou-se o Programa Nacional da Indústria Químico-Farmacêutica, destinado a substituir as importações no setor, fortalecendo a produção interna de matérias-primas destinadas à fabricação de medicamentos da área da Ceme por empresas de capital nacional. Em 1990, com a reforma ministerial, a Ceme saiu do âmbito da Previdência e foi vinculada ao Ministério da Saúde, onde desempenha a função de compradora e distribuidora de remédios.

Voltar para ajuda

Termos Relacionados a sua Pesquisa: