Significado de Capitalismo tardio

Compartilhar o significado de Capitalismo tardio no Facebook

Foi desenvolvido pelo economista belga Ernest Mandel por meio de seu renomado livro O Capitalismo Tardio (1972), em que caracterizaria a atual fase do capitalismo monopolista, desencadeada a partir de uma terceira revolução tecnológica (1940-1945).

O capitalismo é destacado em sua obra em uma fase concorrencial, surgida como resultado da Revolução Industrial e dividida em duas sub fases, entre 1848 e 1873. Além disso, destaca-se também o capitalismo monopolista ou imperialista, que foi divido em duas fases, também:

  • A clássica, marcada pelo esgotamento da expansão da primeira revolução tecnológica
  • Capitalismo tardio, moldado pela terceira revolução tecnológica, com a introdução da automação na produção e o desenvolvimento da energia nuclear.

Segundo Mandel, o aumento da composição orgânica do capital e queda da taxa de lucro, já com as fabricas inteiramente automatizadas, não havendo trabalho humano, também não haveria produção de mais valia, era provocada pelo crescente uso da automação e da regulação eletrônica da produção.

Acredita-se fielmente que o capitalismo tardio substituiu a crença no individualismo e na competição sem limites pela fé na ciência e na técnica, em que os princípios devem organizar e planejar a sociedade e a economia.

Voltar para ajuda

Termos Relacionados a sua Pesquisa: