Significado de Capital especulativo

Compartilhar o significado de Capital especulativo no Facebook

Para entender o que é capital especulativo, primeiro se faz necessário enteder o que é especulação e, acredite, existem várias definições. Uma delas e que talvez esteja, mesmo que indiretamente, relacionado a esse tópico é o ato de investigar uma determinada situação para que se obtenha lucro.

Um exemplo prático para que entenda, supondo que o senhor que vende pipoca na esquina não especulasse, jamais ele poderia prever a quantidade de milho necessária para um dia de trabalho e obter lucros ao cobrar pelo seu produto; ou seja, ele levou a quantidade que julga ser suficiente para atender uma determinada demanda e especulou ao precificar o saquinho de pipoca, acreditando que seus consumidores aceitem pagar a quantia ofertada.

Especificamente no mercado financeiro, que cheira especulação de longe, especular é um tipo de operação que tem como objetivo obter lucros com as oscilações de preço dos ativos negociados no mercado financeiro.

Portanto, podemos definir o capital especulativo como os ganhos obtidos por meio de operações realizadas por investidores que buscam oportunidades dentro das oscilações do mercado.

Falar sobre capital especulativo é muito abrangente e, por esse motivo, escrevemos uma matéria sobre o assunto: Capital especulativo: o que é e como funciona?

Voltar para ajuda

Termos Relacionados a sua Pesquisa: