Significado de Bolsa de valores

Compartilhar o significado de Bolsa de valores no Facebook

A primeira coisa que você precisa saber é que o Brasil tem apenas uma bolsa, a B3 que significa Bolsa, Brasil, Balcão. Além disso aquela visão antiga que tinhamos, em que as pessoas gritavam em meio a pregões presenciais, com telefone vermelhinho na mão, não existe mais. Afinal de contas, todo o processo atualmente é feito de forma eletrônica.

A bolsa é eficiente, porém é complexa. Uma curiosidade é que a B3 é a maior que todas as bolsas da américa latina juntas.

Nos EUA por exemplo, existem várias bolsas e cada uma delas, mais segmentada do que aqui no Brasil, a qual temos uma que oferece serviços diversificados, como central depositária, camera de liquidação, contraparte central, administrador de mercados organizados, como bolsa e balcão.

Além de ações de empresa, a B3 também negocia derivativos, comodities e fundos de investimentos. A negociação direta com a bolsa não pode ser feita nem por pessoa física, nem jurídica. Para negociação, é preciso contar com a intermediação de corretoras de valores.

A bolsa é um grande ambiente de negociação em que se negociam títulos e ações. As Bolsas de Valores são importantes nas economias de mercado por permitirem a canalização rápida das poupanças para sua transformação em investimentos. E constituem, para os investidores, um meio prático de jogar lucrativamente com a compra e venda de títulos e ações, escolhendo os momentos adequados de baixa ou alta nas cotações.

Voltar para ajuda