Significado de Ativo subjacente

Compartilhar o significado de Ativo subjacente no Facebook

A definição de ativo (quando falamos em economia), acredito que todos já sabem; mas vamos lá recaptular: ativo, nada mais é do que um conjunto de valores representados pelas aplicações de patrimônio e de capital.

Ou seja, tudo o que de alguma forma pode ser revertido em dinheiro vivo, é um ativo. Essa mesma definição, serve para qualquer um, seja para você com os seus bens, para a padaria da esquina com suas máquinas de pães e móves ou para a companhia listadas na bolsa de valores.

Quanto ao termo subjacente, dentre os vários significado, destacamos ser "tudo aquilo" que serve como base ou vem de baixo.

Sem mais delongas, voltando para o assunto principal que é "ativo subjacente", trata-se do objeto base para um contrato, seja ele de opção ou futuro, para negociações específicas na bolsa de valores.

Como exemplo de ativos subjacentes, podemos citar a commoditie, moeda, índice ou alguns tipos de contratos.

Já os ativos derivativos desses subjacentes, são contratos de opcão de compra ou venda de ações, contratos futuros ou de opção de uma commoditie, contrato futuro de moeda, contrato futuro de instrumento financeiro ou contato futuro de contrato de opção.

O que determina a variação de preço do ativo subjacente são ou ganhos ou perdas dos contratos de ativo derivativo que, invariavelmente, são conhecidos por ativo-objeto, underlying, ativo de suporte ou ativo base.

Voltar para ajuda