Significado de Aquisição vertical

Compartilhar o significado de Aquisição vertical no Facebook

O significado de aquisição é bastante simples, trata-se daquilo que se toma posse ou o que foi comprado. Já o que é vertical, principalmente no sentido que explicamos nesse tópico, é um pouco mais complexo. Na teoria, algo é vertical quando está perpendicular ao horizontal, ou seja, uma linha que segue do ponto mais alto, para o mais baixo.

Quando mencionamos uma aquisição vertical, significa que houve uma união entre duas companhias cuja atividade, embora seja do mesmo segmento, produza bens de dois estágios diferentes da produção.

Geralmente, uma aquisição desse tipo ocorre entre uma companhia e sua fornecedora, em que a primeira abrange também a etapa de produção da segunda ou, vice-versa.

Em termos práticos, imagine uma empresa produtora de peças automotivas que possui, dentre os seus fornecedores uma empresa que produz parafusos específicos a sua necessidade. Devido a uma questão estratégica, a primeira empresa adquire a segunda, com o objetivo de controlar essa etapa da produção. Essa aquisição é conhecida como vertical.

Agora, digamos que a empresa de peças automotivas queira ampliar sua marca e adquirir uma empresa cuja atividade exercida, é a mesma, uma concorrente por exemplo; nesse caso, a aquisição passa a ser horizontal.

Voltar para ajuda

Termos Relacionados a sua Pesquisa: