Empreendedorismo nas nuvens

Publicado por Ricardo B.
Compartilhar o artigo Empreendedorismo nas nuvens no Facebook

Cloud Solution ou, se preferir, soluções nas nuvens, são serviços que estão disponíveis em sites ou servidores de empresas que se especializam em prover recursos que atendam diferentes segmentos. E o que isso tem a ver com empreendedorismo nas nuvens?

A resposta é: TUDO.

A grande vantagem de seguir por este caminho e empreender em plataformas que estão nas “nuvens”, as famosas cloud solutions, está em não precisar se preocupar em gastar com servidores de hospedagem ou pular etapas ao utilizar plataformas extremamente pensadas para usuários leigos, com pouco ou nenhum conhecimento técnico e de TI.

Se está lendo esse artigo, posso considerar que você já tenha escolhido uma atividade para o seu negócio, tudo bem?

Independente do que tenha escolhido, tenha em mente que, em algum lugar do mundo, alguém muito inteligente criou uma solução para atendê-lo.

Sim, isso mesmo. Por exemplo, digamos que vai escrever suas ideias e compartilhar com um público específico: vou indicar um excepcional sistema de blog. Ah, vai vender produtos? Que tal uma loja virtual completa, com intermináveis módulos de integração?!

Para começar, você precisa entender que a plataforma, será o ambiente em que utilizará para se comunicar com seu público. Seja para mostrar o que você faz, vender um produto, receber contatos, entre muitas outras atividades.

A lista é interminável e, em alguns casos, você pode fazer duas ou mais coisas ao mesmo tempo, usando uma única plataforma.

Facebook, mais poderoso e completo do que você imagina

Por incrível que pareça, você utilize um Cloud Solution diariamente, mas não tem ideia do que seja. Não acredita? Usar uma página do Facebook, é um exemplos clássico disso.

Ela funciona como um tipo de vitrine para os mais diversos segmentos. Lá, você consegue vender produtos, publicar ideias e pensamentos ou se tornar um influenciador. A própria plataforma, oferece todos os recursos necessários, até mesmo o impulsionamento para que você gerencie campanhas de publicidade.

As desvantagens dessa e de outras plataformas que citarei adiante, estão na falta de garantias em relação ao tempo em que o serviço permanecerá disponível, ou seja, a qualquer momento eles podem parar de oferecer a possibilidade de vender seus produtos e também, em não ter o controle naquilo que considero ser o mais importante bem que você pode adquirir na Internet: leads.

Um lead, nada mais é do que um cliente em potencial. Alguém que demonstre, mesmo que seja mínimo, o interesse em seu produto ou serviço.

Geralmente, essas plataformas que se enquadram em Cloud Solution, mantém o controle sobre esses dados e fazem todo o processo de estreitamento entre ambos os lados, vendedor e consumidor, o que torna mais difícil adotar outras estratégias, além daquelas que eles oferecem.

Mas, não se preocupe. Inicialmente, isso não será algo que deverá tirar o seu sono. Afinal de contas, você está iniciando suas atividades e buscando se inserir nesse ambiente.

Youtube, a diversão que rende muito mais do que imagina

Criar um canal do Youtube não é tarefa difícil. Mas convenhamos, ter a desenvoltura e carisma necessário para gerar conteúdo de vídeo, exige muito talento e trabalho intenso.

Caso você seja um desses talentosos de plantão, tenha em mente que, no topo dos segmentos mais rentáveis para Internet, estão os Youtubers.

Dar a cara a tapa nos canais e se tornar um influenciador, por exemplo, pode gerar muita receita. A única exigência para ter sucesso, é obter muitas visualizações e likes em seus vídeos. O sucesso é certo e as remunerações vêm por intermédio das publicidades exibidas durante as transmissões.

O negócio é tão bom que hoje, existem pessoas que investem na construção de grandes estúdios e superproduções para se dar bem nessa plataforma.

Há também outras utilidades para o Youtube. Você pode usar ferramentas para a criação de vídeos tutoriais, com dicas ou passos daquilo que você faz. Além de conseguir algumas visualizações com essa prática, você poderá usar o vídeo para compor o conteúdo, dentro de uma das plataformas que vou falar mais adiante.

Wordpress, o queridinho da web

Sem dúvida alguma, o campeão de uso na Internet é o Wordpress. Inicialmente criado para atender aos web writers - escritores para web - o wordpress tem uma relação interminável de plugins, recursos criados por programadores para atender uma necessidade específica.

Cada plugin, faz algo diferente. Inclusive, já existem plugins para transformar o Wordpress em uma loja virtual, com integrações de pagamento, frete, cupom, etc.

Além disso, com o Wordpress, você não precisa necessariamente ser um escritor. Você pode utilizar temas para transformá-lo em um website institucional, detalhando seus principais serviços e portfólio.

É claro que dentre outras opções disponíveis nessa relação, mexer no Wordpress não é tão simples quanto parece. Porém, ele se torna poderoso simplesmente pelo fato de você conseguir usá-lo tanto na nuvem, ou seja, nos próprios servidores do Wordpress ou, fazer o backup e configurá-lo em qualquer outro servidor de hospedagem que quiser, mantendo total controle sobre todos os seus dados.

O Wordpress é oferecido gratuitamente, mas se você quiser ir para outro patamar, usar por exemplo um domínio próprio, ou seja, um endereço na Internet personalizado com o nome do seu negócio, como por exemplo www.seunegociodesucesso.com, eles oferecem essa possibilidade a um preço bastante acessível.

Loja Integrada, fácil e sem complicação

Sabe aquele modelo de loja virtual que nos habituamos a ver por aí? Pois bem, a Loja Integrada oferece modelos, com todas as integrações necessárias, para que o seu comércio eletrônico siga exatamente esses padrões.

O melhor de tudo isso é que você pode começar a usar sem pagar nada por isso, mas limitado a comercializar apenas 50 produtos.

Segundo informações que eles disponibilizam no site, você não leva mais do que 5 minutos para colocar a loja para funcionar, isso sem a necessidade de conhecimento de um designer, programador ou outras especialidades.

Consegue definir opções de pagamento de sua preferência, frete e diversos recursos pré configurados para interagir com seu usuário e alavancar suas vendas.

A Loja Integrada, também não cobra comissão por transação. Ou seja, diferentemente dos Marketplaces, o que você vende ali, é seu e ninguém tasca.

Wix: fácil, prático e responsivo

Se a ideia é criar um site e a partir dele, colocar informações relevantes ao serviço que você oferece e, assim alavancar o seu negócio, o Wix é a opção ideial. Com ele, você pode criar facilmente um site responsivo - acessível tanto em dispositivos móveis quanto em computadores -, e de graça.

Também é possível migrar para uma versão Premium da plataforma e obter mais recursos, suporte especializado e até mesmo alternar para um modelo de loja virtual. Dependendo do plano que escolher, eles oferecem gratuitamente um endereço próprio para o seu site, eliminando a necessidade de usar o endereço do wix como extensão do seu nome. Ou seja, você passará a usar, por exemplo, seunegociodesucesso.com ao invés de seunegociodesucesso.wix.com.

Webnode, seu site mundialmente conhecido

Assim como o Wix, o Webnode é um criador de sites. As semelhanças entre ambos é grande.  O diferencial do Webnode é que ele permite criar um site multi linguagem e disponibilizá-lo em vários idiomas para outras partes do mundo.

Então, se você pensar em ir além da fronteira, aqui está uma ótima oportunidade.

O Webnode também tem pacotes premiuns, e oferece opções de loja virtual com domínio grátis, a partir de um determinado plano.

Fábrica de Aplicativos, uma ideia na palma da mão

Que tal colocar em prática aquela grande ideia?! Não há no mundo, nada com mais potencial do que um bom App para dispositivos móveis.

Usando a Fábrica de Aplicativos você pode, sem conhecimento algum em programação ou designer, desenvolver um aplicativo, arrastando e soltando os elementos na tela.

As possibilidades são enormes e você não paga absolutamente nada por isso.

E se a grande ideia não vem, considere criar um App para o seu negócio. Algo que estreite a relação com o seu cliente ou que ajude a divulgar a sua marca.

A grande vantagem da Fábrica de Aplicativos é que você consegue criar aplicativos tanto para Android, quanto para Iphone e, caso tenha uma verba relativamente baixa, publicar no Google Play ou App Store com o auxílio da plataforma.

É óbvio que o escopo oferecido pela plataforma é diferente daquela tradicional, em que existe todo um estudo em relação a experiência do usuário, customização dos recursos, entre outras questões que apenas programadores profissionais conseguem sanar. Entretanto, é inegável que existe uma oportunidade boa para criar algo relevante e  obter grandes benefícios.

Instagram, a imagem que vale mais do que mil palavras

As redes sociais permitem o uso de diversas estratégias para o crescimento, fortalecimento de marcas, relacionamento com público-alvo, divulgação e venda de produtos, entre outras possibilidades.

O Instagram é uma das opções que podem favorecer e muito o seu negócio nesse sentido.

A pessoas estão no Instagram para olhar fotos. Se você optar por contar a seus seguidores sobre os detalhes do seu produto, por exemplo, apenas na legenda da postagem, correrá o risco deles simplesmente passar direto e continuar descendo para ver outras fotos mais interessantes.

Então, a ideia aqui é usar a criatividade e publicar fotos de seus produtos ou serviços, de uma maneira criativa e também atraente para o seu público alvo. E como fazer isso? Descrevendo esses detalhes nas próprias fotos e assim atrair os possíveis interessados.

E agora, devo escolher apenas uma dessas opções?

Não necessariamente. Você pode focar em apenas uma dessas opções que citei acima, procurar por novas plataformas na Internet, afinal de contas como disse anteriormente, a lista é bastante extensa; ou, se preferir, trabalhar paralelamente, usando todas as redes sociais, com o objetivo de engajar e alavancar a marca do seu negócio.

Não se limite apenas a essas plataformas. A Internet é um mundo de constante evolução! Diariamente, surgem soluções que podem agregar demais para o seu negócio.

Considerações finais

Então, a dica aqui é: se intere desse mundo. Entre de cabeça em canais de tecnologia e mantenha-se sempre antenado às novidades. Pense fora da caixa e veja oportunidade em cada passo que der daqui em diante. Não se limite a meia dúzia de sugestões, mas que elas lhe sirvam de inspiração para almejar algo maior.

 

Controle a sua carteira de ações

Cadastre-se GRÁTIS, sem compromisso e teste por até 7 dias!

Trimestral
10% de desconto
de R$ 29,70 por
R$ 26,70
Semestral
20% de desconto
de R$ 59,40 por
R$ 47,40
Anual
30% de desconto
de R$ 118,80 por
R$ 82,80
Bienal
40% de desconto
de R$ 237,60 por
R$ 141,60
Cadastre-se sem compromisso!